Metodologia


1069840418 Se entrar numa sala de Infantil ou de Primária, verá alunos trabalhando simultaneamente em áreas diferentes: um pequeno grupo trabalha em Matemática, outro em Atividades Plásticas, outro constrói “Legos” e outro ainda trabalha em Português. Verá ainda o professor circulando e apoiando estes vários grupos. A este método, de origem anglo-saxónica, chama-se Open Classroom.

Fácil é de ver, que com este método, é o aluno que 1069840674faz o seu próprio horário e que os alunos aprendem a dosear ao longo do dia os seus tempos e trabalhos. Também assim o professor pode dar respostas individualizadas, ou seja, dar a cada aluno o que ele necessita. Esta é, quanto a nós, a verdadeira igualdade.

No 2º e 3º ciclo de escolaridade a flexibilidade do método que acabamos de referir é conseguida dentro de cada área. Numa aula de Português, por exemplo, verá que, após um período de discussão, dos vários subgrupos, de um texto de Gil Vicente e essa discussão ser alargada a todo o grupo, os alunos executarão uma ficha individual de trabalho e que o professor, circulando, dará o apoio necessário a cada um.
Verá depois os alunos serem desafiados a fazer um texto dramático ou um trabalho de pesquisa sobre o autor.